SEMANA SANTA

PROGRAMAÇÃO

SÁBADO – 19 de março

Estamos para iniciar a Semana Santa. Com Maria, nos colocamos diante dos mistérios que celebraremos para pedir que Ela nos acompanhe com sua materna intercessão para entendermos o que Jesus nos ensinou com sua paixão, cruz e ressurreição. A Campanha da Fraternidade. Imitemos Jesus que “veio para servir e não para ser servido.”

18h – Celebração na Comunidade São Sebastião

19h – Celebração na Matriz

19h30 – Procissão e Missa na Comunidade São José

* Neste dia NÃO será dada a bênção dos ramos.

 

DOMINGO DE RAMOS E DA PAIXÃO – 20 de março

Esse dia lembra a entrada de Jesus em Jerusalém. Além disso, é um domingo em honra da Paixão de Nosso Senhor. Aclamamos sua vitória e seu amor, assumindo o compromisso solidário de servi-lo nos crucificados de hoje. Para tanto, trazemos numa mão os ramos e, na outra, os envelopes da Coleta Nacional da Solidariedade com o fruto das renúncias e penitências da Quaresma para entregar aos Projetos Sociais da Campanha da Fraternidade, como sinal do nosso compromisso cristão.

 

Bênção e Procissão dos Ramos, seguida de Missa Solene da Paixão  – (levar ramos, enfeitados com fitas vermelhas)

9h = Saída da Capela São Benedito para a Matriz de São Mateus.

9h = Saída da Praça dos Trabalhadores para a Comunidade Nossa Senhora dos Migrantes.

Atenção : à noite não haverá Missa ou celebração

 

SEGUNDA-FEIRA SANTA – 21 de março

Iniciando a mais santa de todas as semanas, celebramos a Misericórdia do Senhor que superabunda onde abundar o pecado (cf. Rm 5,20).

19h30 = Celebração da Misericórdia nos 3 setores: Matriz, Migrantes e Aparecida

 

 

TERÇA-FEIRA SANTA – 22 de março

Na maior de todas as semanas, revivemos o Encontro Doloroso de Jesus com sua Santíssima Mãe, no caminho do Calvário, recordando as ajudas que o Pai nos envia quando a cruz deve ser carregada com mais força nas estradas da vida.

19h30 = Solene Procissão do Encontro Doloroso, com as venerandas imagens do Senhor dos Passos e Nossa Senhora das Dores

Nosso Senhor dos Passos os homens sairão da Comunidade Santa Rita em direção à Matriz

Nossa Senhora das Dores as mulheres sairão da Comunidade São Benedito em direção à Matriz

Acompanhando Jesus e Maria Santíssima em suas Dores, rezaremos pelo caminho. O piedoso Encontro será em frente à matriz, onde será proferido o Sermão do Encontro Doloroso.

 

QUARTA-FEIRA SANTA – 23 de março

Vai se aproximando a Páscoa, festa de vitória. Caminhamos com Jesus para o Calvário, carregando a cruz. Associamos às suas as nossas dores e cruzes. “Eu vim para servir e para dar a vida em resgate de muitos” (cf. Mc 10,45).

19h30 = Via-Sacra em TODAS as comunidades (casas)

 

QUINTA-FEIRA SANTA – 24 de março

Antes de partir, para garantir sua presença entre nós, Jesus instituiu o sacerdócio e a Santíssima Eucaristia e nos deu o mandamento da humildade e do serviço, simbolizado no Lava-pés. Reservemos forças para ir à Igreja na madrugada adorar ao Senhor no Santíssimo Sacramento, como gratidão por seu amor por nós. Que não ouçamos dele o que Pedro ouviu no Horto: “Você não foi capaz de vigiar uma hora sequer comigo? Vigiem e orem para não caírem em tentação” (Mc 14,37ss). Meditemos a necessidade da humildade e do serviço aos necessitados para que haja amor no mundo, pois onde há amor, Deus aí está.

Solene Missa da Ceia do Senhor com o rito do Lava-pés

Faremos o bíblico e significativo rito do Lava-pés, lavando os pés dos que servem à nossa Comunidade. Ao final da Missa, acontecerá a Transladação do Santíssimo Sacramento para o Altar da Reposição e, na Matriz, terá início a adoração noturna.

09h = Santa Missa do Crisma (Santos Óleos) na Catedral Diocesana de Nossa Sra. do Carmo em Jaboticabal presidida pelo nosso Bispo Dom Eduardo

20h = Santa Missa na Comunidade Nossa Senhora dos Migrantes, ao fim da qual haverá UMA HORA de Vigília diante do Santíssimo.

20h = Santa Missa na  Matriz, ao final inicia-se a Vigília.

 

Escala da Guarda do Santíssimo na Matriz de São Mateus

22h = Toda a comunidade que participou da Santa Missa

(Na Com. N. Sra. dos Migrantes, haverá apenas essa hora de Guarda, a saber: das 22h às 23h)

23h = Ministros (MESCE), Pastoral Litúrgica e Canto.

00h = Ministros da Palavra, Exéquias, Pastoral da Esperança e Com. São Sebastião.

01h = Vicentinos, Comunidade Santa Rita

02h = ECC e Com. da Matriz

03h = RCC e Com. São Benedito

04h = RCC e Movimento da Mãe Rainha

05h = Terço dos Homens, Pastoral do Migrantes e Com. Nossa Sra. Aparecida

06h = Com. Beato Scalabrini, Apostolado da Oração, Pastoral Vocacional e Comunidade Santo Expedito

07h = Infância Missionária, Com. São João e Comunidade Nossa Sra. dos Migrantes

08h = Catequese Familiar e da Eucaristia (crianças, pais, catequistas), Acólitos e Coroinhas

09h = Catequese Intermediária, da Crisma (jovens, pais e catequistas) e de Adultos

10h = Pastoral do Batismo, Dízimo, Noivos e Visitação

11h = Pastoral da Criança, Centros Sociais (Cristo Rei e São Mateus), CAEP e Comunidade Santa Cruz

12h = TLC, Pastoral da Juventude  e jovens RCC

13h = Movimento Mãe Rainha, Movimento Focolares, Comunidade São Francisco e Comunidade São José

 

SEXTA-FEIRA DA PAIXÃO DO SENHOR – 25 de março

Silêncio. Oração. Jejum.

Hoje fazemos um grande dia de retiro espiritual: dia de silêncio e de oração diante do Altar da Reposição na Matriz. Quem não faz parte de nenhuma pastoral ou movimento, escolha o melhor horário. É dia de jejum para os maiores de 18 anos e de abstinência de carne para os maiores de 14 anos. Por ser dia de jejum, não há lugar para “festas”. A cena da Cruz domina este dia, apontando para o amor radical de Jesus, que inflama nosso jeito de amar (perdão e entrega da vida) como solução para o desamor entre os homens e a ingratidão do mundo a Deus.

15h = Celebração da Paixão do Senhor e Adoração da Santa Cruz nos 3 setores (Matriz, Nossa Senhora dos Migrantes e Nossa Senhora Aparecida)

19h = Procissão e Encenação (Matriz). Inicia-se com Santa Ceia em frente à Matriz, segue-se em procissão até São Benedito onde faremos a encenação da Paixão do Senhor.

 

SÁBADO SANTO – 26 de março

Durante o dia, velamos no silencio e na oração, diante do mistério da morte do Senhor. Permanecemos junto ao túmulo. Quem puder, prolongue o jejum de ontem. Ao cair da noite, com todo júbilo do mundo, celebramos solenemente aquela que Santo Agostinho chamou de “a mãe de todas as Vigílias”, a celebração mais importante de todo o Ano Litúrgico, da qual ninguém pode faltar.

9h = Celebração das Sete Dores de Nossa Senhora: com as crianças e adolescentes da Catequese Paroquial, nos Setores da Matriz e Migrantes

20h = SOLENE VIGÍLIA PASCAL. A mais importante de todas as celebrações. TODAS AS COMUNIDADES CELEBRARÃO JUNTAS NO GALPÃO DO AGRONEGÓCIO. Todos devem trazer ou adquirir velas para essa Missa para o Rito da Luz.

 

DOMINGO DA PÁSCOA

RESSURREIÇÃO DO SENHOR – 27 de março

Esta é a festa mais importante do calendário cristão. Cheios de júbilo, cantamos a glória e o louvor de Nosso Deus e Senhor Jesus Cristo que, vencendo a morte, venceu por nós todas as situações de pecado e falta de esperança. Adoramos o Eterno Pai, na força do Espírito porque, por Seu amor e poder, Jesus vive para sempre. Aleluia!

8h = Santa Missa na Comunidade Santa Rita

9h30 = Batizados na Matriz

9h30 = Missa na Comunidade Nossa Sra. Aparecida

19h = Missa na Comunidade Nossa Sra. dos Migrantes

 

Os comentários estão fechados.